UGADS mobiliza instituições para reorganizar distribuição de alimentação na cidade

Você já deve ter visto pela cidade diversos grupos distribuindo refeições para pessoas em situação de rua, certo? Esse trabalho voluntário feito por pessoas de Jundiaí e região, reconhecido e admirado pela comunidade, tem o olhar atento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), que dá os primeiros passos para uma reorganização dessas entregas.

O foco é promover segurança alimentar e fazer com que essas instituições sigam atendendo quem mais precisa, porém, de forma descentralizada e para um público mais amplo, para que a ajuda chegue a outros bairros da cidade. “Notamos que, principalmente na região central, existem muitos grupos realizando o mesmo trabalho. Estamos apresentando, aos poucos, a ideia para quem entrega essas refeições e as ONGs têm se mostrado abertas a mudar as rotas e públicos para beneficiar mais pessoas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Os primeiros passos para a iniciativa já foram dados, com a indicação de famílias cadastradas no Programa Criança Feliz a instituições que geralmente fazem a doação de marmitas a pessoas em situação rua.

Voltar os olhos para outro público fez com que os voluntários vislumbrassem o trabalho com outra perspectiva.  “Para a gente é um novo começo, pois tínhamos toda uma jornada com os moradores de rua. Vamos agora entender como será esse tripé de contribuição entre todos. Será um processo de evolução, amadurecimento. Vamos de fato olhar para todas as pessoas de dentro da casa, adultos, idosos e crianças”, comentou Sérgio Camargo, da ONG Somos Todos Solidários.

Ele conta que já havia, inclusive, por parte das próprias ONGS, a vontade de realizar essa descentralização. “Percebemos uma sobreposição de esforços, com vários grupos fazendo a mesma coisa, nos mesmos dias. Isso nos trouxe a sensação de que poderíamos ser mais eficientes. E durante um encontro de ONGS entendemos que seria o momento de repensar e remodelar algumas ações.”

Para Sérgio, o trabalho em parceria com a UGADS é importante para esse recálculo de rota. “A UGADS tem muitas informações, diagnósticos, censos. Essa base é importante para identificar de fato os públicos mais vulneráveis e direcionar o caminho das ações com relevância para implementação.”

Assim como a ONG Somos Todos Solidários, a ONG Tempera Amor também fez uma entrega de alimentação por meio da indicação da UGADS às crianças do Projeto Criança feliz da região do Núcleo Balsan. “Começamos, há dois anos, entregando as marmitas no Centro e agora redirecionamos a forma de pensar no projeto. Foi uma oportunidade incrível de conhecer o projeto Criança Feliz e proporcionar alimentação de qualidade às famílias. Com essa parceria, nosso trabalho ficará ainda melhor, mais autêntico e com mais eficiência”, disse o responsável Tiago Paneque.

Trabalho de descentralização das entregas de alimentos às pessoas com vulnerabilidade já foi iniciado

MAIS – É importante destacar que o número de famílias em situação de vulnerabilidade tem aumentado no Brasil. São 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar em 2021, um aumento de 7,2% desde 2020, e de 60% em comparação com 2018.

A UGADS estima que existam na cidade cerca de 400 pessoas em situação de rua. Além da colaboração de entidades, o CREAS Pop e o Bom Prato fazem ofertas de refeições a esse público. “Vale destacar que a proposta desse redirecionamento das doações não é um trabalho somente da Prefeitura. É uma ação conjunta, para que possamos caminhar lado a lado com as entidades e chegar a mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou Maria.

O Programa Criança Feliz atende quase 500 famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio da iniciativa, são acompanhadas crianças desde a gestação, cujas famílias recebam o Auxílio Brasil (crianças até três anos), o Benefício da Prestação Continuada (crianças com deficiência, até seis anos), ou crianças afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção (também até seis anos).

ENTRE EM CONTATO – Caso você seja de algum grupo que faz esse trabalho, entre em contato com a UGADS para entender o projeto e fazer parte dessa descentralização de iniciativas que promovem segurança alimentar às pessoas em situação de vulnerabilidade (11) 4589-6784.