Operação no Aeroporto de Congonhas é retomada após queda de energia

Pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, na Zona sul de São Paulo, foram suspensos às 14h25 desta sexta-feira (15) após falha de energia. Por volta de 15h50, a operação foi retomada e aeronaves voltaram a decolar.

Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle.

“A concessionária de energia já foi acionada para a solução do problema. Todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia”, diz nota.

Pelo site Flight Aware, por volta das 15h, era possível ver vazio no espaço aéreo no entorno de Congonhas, e os aviões se concentrando próximos ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Um voo que saiu de Porto Alegre às 13h18 teria previsão de aterrissar em Congonhas às 15h32. A aeronave pousou no em Guarulhos.

Há relatos de passageiros que estão há uma hora dentro do avião. Passageiros também reclamam do calor extremo por causa do ar condicionado desligado no saguão do aeroporto. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima prevista para esta sexta é de 35°C.

Fonte: G1