Todas as UBSs de Jundiaí terão Lian Gong até o final deste ano; diz Prefeitura

A prática milenar chinesa que proporciona melhoria para o corpo e mente, conhecida como Lian Gong, já era oferecida em parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, e, desde o mês de junho, vem ampliando o número de locais com a oferta da Prática Integrativa Complementar (Pics) na rede pública de Saúde. A meta é alcançar 100% das 35 UBSs que compõem a rede até o final de 2022.

O Lian Gong traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Para o corpo, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, na melhora da resistência física, do movimento das articulações, da respiração, da circulação do sangue e da energia do corpo, além da postura de forma global. Para a mente, a prática ajuda no controle das emoções, na diminuição da ansiedade e da depressão, na promoção do autocuidado, na melhora da concentração e da autoestima.

Com a formação promovida pelo Departamento de Atenção Básica da UGPS, a quantidade de técnicos capacitados para a aplicação da técnica foi ampliada em 200%. “Até o início do ano eram 18 profissionais. Com a formação encerrada no mês de junho, outros 38 passaram a ter o conhecimento específico. Desta forma o crescimento na oferta da prática também crescerá no mesmo percentual”, comenta a diretora de Atenção Básica, Andrea Pinto de Souza.

Dona Ana Maria de Souza, 66 anos, mora no Anhangabaú há 13 anos e em todo esse período se utiliza dos serviços da UBS Anhangabaú. Desde o início do mês de junho, a aposentada passou a frequentar o novo grupo de Lian Gong. Com hipertensão, alteração da tireoide e colesterol elevado, a mulher toma cinco medicações diárias. “Eu faço caminhadas, mas essa ginástica vai complementar o que eu preciso. Tenho muitas dores nas pernas e isso vai me ajudar a ter mais disposição e menos dores”, comenta a aposentada.

A ginástica foi criada por um médico ortopedista chinês, que uniu os conhecimentos da medicina tradicional chinesa, da medicina moderna ocidental e de antigos exercícios terapêuticos. Os exercícios são simples e executados com respiração correta e profunda, o que acalma a mente e desacelera a emoção. Os interessados em participar das atividades podem buscar pela sua UBS de referência para saber se a oferta já está disponível no local e fazer a sua inscrição.