Nebulização contra o mosquito da dengue volta a ser realizada na Vila Rami

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta terça-feira (16) nebulização veicular na Vila Rami.

A partir das 5h, o veículo com o equipamento de nebulização, que utiliza baixo volume de inseticida, passará pelas ruas, e a orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

“O produto atinge o mosquito Aedes aegypti no local em que ele faz o repouso, como muros e árvores, ou seja, em seu peridomicílio. Essa é mais uma ação para conter a transmissão da dengue na região. É importante observar que, se os imóveis permanecerem com criadouros, outros mosquitos vão nascer. Portanto, é fundamental que a população faça a sua parte, eliminando quaisquer objetos que possam acumular água”, reitera o coordenador da VISAM, veterinário Luís Gustavo Grijota Nascimento.

A Vila Rami está com 139 casos de dengue, dos 5.533 registrados no Município, conforme o último Boletim de Arboviroses. A nebulização complementa o trabalho realizado no bairro pelas equipes da VISAM e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de busca de criadouros do mosquito e orientação à população.

Jundiaí, desde o dia 1 de abril, está em situação de emergência devido à quantidade de casos da doença e o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue definiu novas estratégias de enfrentamento. A partir da Sala de Situação – montada em dezembro – diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.