Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.

Também foram aplicadas 438 doses contra a Covid-19 e outras 181 vacinas de rotina.

Sem chorar e com o certificado de coragem nas mãos, Luiz Davi, de 3 anos, saiu sorrindo da sala de vacina. “Eu sou forte”, disse. O pai do garoto, Ricardo Loria, e a tia Dirce Rodrigues, também se imunizaram. “Vacina é coisa séria e fazemos questão de que a família toda fique protegida”, comentou Ricardo.

Entre as pessoas que aproveitaram o final de semana para a imunização estava a aposentada Creuza Maria Silva de Jesus, de 63 anos. “É melhor prevenir. Gripe na minha idade é muito pesada.”

 Assim como ela, o economista Roberto Sanches Camargo Junior também aproveitou a oportunidade. “Eu moro com a minha mãe, que é idosa. Então a prevenção aqui é para mim e também para quem mora comigo.”

A dose foi disponibilizada para idosos com 60 anos ou mais e para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; indígenas vivendo em terra indígena, quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionário do sistema de privação de liberdade; pessoas com comorbidades; professores; trabalhadores das forças armadas; pessoas em situação de rua; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.