Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera.

A parceria foi firmada a partir de convênio que o Município possui, desde janeiro de 2023, com a gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a realização do mutirão. Estão programadas 12 cirurgias por semana, podendo chegar a 54 pessoas atendidas por mês, além da oferta de avaliações prévias no ambulatório das equipes médicas de cirurgia e de anestesia, exames pré-operatórios e acompanhamento de pós-operatório.

Mutirão
Com investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado, cerca de 1 mil cirurgias foram realizadas em 2023, a partir do mutirão. Neste ano, a estimativa é superar os números do ano passado, ultrapassando mil procedimentos eletivos de média e baixa complexidade. Além do Grendacc e do HR, o Hospital Universitário (HU) e o Santa Elisa fazem os procedimentos, por meio do convênio com o HSV.

O encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os munícipes que têm o diagnóstico realizado nos serviços públicos de saúde são inseridos na fila de espera do sistema e a convocação é feita pelas equipes dos hospitais.