Inclusão: 1º FAMA reúne atletas com deficiências intelectuais e múltiplas

Em uma demonstração de compromisso e determinação, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista reafirma seu compromisso com a inclusão, ao promover eventos como o Núcleo de Esporte Adaptado e o FAMA (Festival de Atividade Motora Adaptada). Na manhã desta quinta-feira (25), no Ginásio Nenezão, o FAMA marcou um momento histórico para a cidade, tornando-se a primeira na América do Sul a sediar um evento dedicado exclusivamente a atletas com deficiência intelectual e múltipla. Mais de 60 crianças e adultos participaram, representando não apenas o município anfitrião, mas também atletas de Atibaia, Francisco Morato, Bom Jesus dos Perdões e Piracaia.

O FAMA faz parte do MAPT – Motor Activity Training Program, que trabalha com adultos e crianças com deficiência intelectual que, de outra forma, poderiam não estar envolvidos em atividades esportivas. Os atletas são desafiados e empoderados com pequenos circuitos preparados de acordo com suas habilidades e capacidades funcionais.

Miguel Gonçalves, um exemplo inspirador de superação, nasceu prematuro e passou seu primeiro ano de vida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Enfrentando várias sequelas e limitações, Miguel, agora com 8 anos, é um verdadeiro campeão cheio de energia. “Tenho mais de dez medalhas, hoje vou ganhar mais uma”, animado afirma Miguel.

Para Mara Gonçalves, mãe de Miguel, eventos promovidos pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista deveriam ser incentivados também em outros lugares. Ela destaca: “Ações assim fazem toda a diferença na vida dos participantes e, com certeza, também nas das famílias. Após o nascimento do Miguel, vejo uma nova Mara em mim. Sou feliz e grata por todos que apoiam eventos como este”, enfatiza Mara.

Para o secretário de esportes e lazer, Cleber Ulisses, à medida que o evento chegava ao fim, o sentimento de gratidão e esperança foi preenchido com a certeza de que a cidade está liderando o caminho da inclusão na América do Sul. “Com determinação e coragem, eles estão desafiando os limites, abrindo portas e escrevendo um novo capítulo na história da inclusão da cidade. O FAMA é apenas o começo de uma jornada transformadora que inspira pessoas e comunidades a acreditar em um mundo onde todas as barreiras são derrubadas e o potencial humano é valorizado”, finaliza o secretário.