No Maio Amarelo, Região Metropolitana de Jundiaí terá Dia D com ações simultâneas

A importância de ações e esforços para conscientizar e educar condutores de veículos motorizados ou não, além de pedestres, vem unindo cada vez mais os municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), tanto que, no Maio Amarelo serão realizadas blitze simultâneas, na tarde do dia 18, em todos os sete municípios. O Dia D reforça a programação de ações que, neste ano, tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida!”.

O objetivo é alertar sobre os cuidados diários para promover o trânsito seguro, reduzindo os sinistros. A RMJ conta com cerca de 800 mil habitantes nos sete municípios: Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista que, por serem próximos, são destinos de moradores que vivem em uma cidade, porém, viajam para trabalhar e/ou estudar em outro município.

“Essas ações conjuntas permitem uma maior mobilização para conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter para evitar sinistros e lesões no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento que visa envolver instituições de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe e a sociedade”, afirma o chefe da Divisão de Operação de Trânsito de Jundiaí, Luiz Eduardo de Carvalho Ferreira.

O Maio Amarelo completa 10 anos, em 2023, e tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Conhecer a realidade de cada município, e contribuir para a conscientização dos usuários das vias é essencial. As campanhas de travessia segura de pedestres, além do respeito às regras de trânsito,  promovem a segurança”, ressalta o agente de trânsito de Várzea Paulista, Adelson Fortunato dos Santos.

Ações Educacionais em Jundiaí

A partir do dia 1 de maio, no Maio Amarelo, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, promoverá palestras em empresas e escolas, ações educativas em locais com grande circulação de pessoas, blitze em conjunto com diversas forças de segurança, além de implantação de projetos para intervenções de segurança nas vias municipais.

No ano passado, mais de 400 mil pessoas foram impactadas no município com o Maio Amarelo. Além disso, as redes sociais da Prefeitura de Jundiaí (Facebook e Instagram) registraram 106 mil visualizações em vídeos e artes educativas sobre segurança no trânsito.

É importante reforçar que as ações de Educação para o Trânsito são realizadas durante o ano todo, sendo que, em 2022, 381.079 pessoas foram atendidas nessas atividades.