Com praticamente nenhuma punição, furto de fios de cobrem aumentam

Com a chegada do verão e o aumento no valor do cobre, utilizado em canos de ar condicionado e instalações elétricas, furtos deste tipo de material têm sido frequente em Jundiaí, com a consequente prisão de ladrões, que acabam sendo liberados, contudo, pouco tempo depois, por entendimento da Justiça sobre a gravidade (ou falta dela) deste delito a justificar a recolha dos autores em unidades prisionais.

A falta de sanção recebida pelos criminosos, por outro lado, incentiva a reincidência do crime, que por vezes fica sem punição, uma vez que, conforme constatado pela polícia, são pessoas sem residência fixa (moradores de rua) os principais autores destes furtos.

Em Jundiaí, nesta quarta-feira (21), um homem de 35 anos foi preso em flagrante após tentar levar os fios de cobre de um supermercado localizado na avenida União dos Ferroviários.

Além de arrancar os fios de iluminação do estabelecimento, ele voltou algum tempo depois para cortar o material e levar embora para possivelmente revender a depósitos de sucatas. Em casos semelhantes, o dinheiro arrecadado é utilizado para compra de entorpecentes.

Jefferson Henrique Araújo Marques foi encontrado por seguranças já com os fios em mãos. Ele confessou o crime e contou ser morador de rua, não informando se pretendia vendê-los para usar drogas.

A polícia não informou se ele teve a prisão ratificada em audiência de custódia. No entanto, como vem ocorrendo com frequência em casos semelhantes, é possível que ele tenha sido liberado e já esteja novamente nas ruas.

Fonte: Imprensa Policial