Conselho de Igualdade Racial toma posse

Campo Limpo Paulista vivenciou uma manhã histórica nesta sexta-feira (10). Os novos membros do Conselho de Igualdade Racial (COMIR) foram empossados para o mandato de dois anos (2024 – 2026). Participaram da solenidade representantes da sociedade civil, da Prefeitura e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN), além do vereador JC.

A criação do primeiro COMIR coloca Campo Limpo Paulista na relação dos 109 municípios que possuem um Conselho de Igualdade Racial no Estado de São Paulo, num total de 645 municípios. “É importante termos um conselho como esse, pois vamos juntar forças para lutar contra a desigualdade e intolerância racial que muitas famílias vivem há anos. Só assim, conseguiremos alcançar a tão importante igualdade”, diz o vereador JC, afirmando que solicitou a implantação do conselho ao prefeito Dr. Luiz Braz, que entendeu a importância e iniciou o processo para a sua criação.

A Secretária de Assistência Social, Carmem Brandino, comentou que ter um conselho dessa importância ajudará Campo Limpo Paulista. “Com o COMIR em ação, já conseguimos visualizar uma clara evolução no município, pois com ele, conseguiremos entender e alinhar ideias, para lutar contra o preconceito racial.”, completa.

Ter um conselho dessa magnitude é um passo importante para Campo Limpo Paulista, diz a Conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN), Marlene Alves da Costa, 54. “Ver Campo Limpo Paulista evoluir nesse assunto é muito legal, e com certeza, é um ato que já está marcado na história da cidade e também na luta contra qualquer tipo de preconceito”.

O COMIR

COMIR tem como objetivo promover a igualdade racial de várias etnias e garantir os direitos de minorias, como a comunidade negra. E na próxima quarta-feira (15), às 9h, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social os conselheiros se reúnem para começar o planejamento das ações que serão realizadas no município. A reunião é aberta ao público, basta ir até o local para participar, que fica na  Avenida dos Emancipadores, 150.