Voluntários do Caminho da Alegria levam alegria para pacientes do Hospital São Vicente

“Fomos super bem recebidos por todos, tanto pela equipe de trabalho do hospital como pacientes e seus acompanhantes”, relata Silmara Prado, coordenadora do Núcleo Assistencial Casa do Caminho – Caminho da Alegria, que retomou as ações com o grupo de palhaços no dia 04 de agosto no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). “A reação dos pacientes é de surpresa e logo esboçam um sorriso e entram no jogo do palhaço. Respeitamos a vontade dos pacientes nesta interação. Caso eles aceitem interagimos, caso contrário não. Costumamos dizer que a moldura da porta do quarto é o nosso limite de permissão para a entrada”, conta ela.

O grupo é composto por 20 voluntários, que se revezam quinzenalmente para que as visitas aconteçam todos os sábados, das 14h às 17h. O objetivo é levar um pouco de alegria e descontração para os pacientes internados no hospital, fazendo-os esquecer por alguns instantes da doença. Silmara explica que a visita é feita em todas as unidades de internação e seguindo todos os protocolos de segurança e orientações da equipe de enfermagem.

“É uma grande alegria poder estar de volta”, diz a coordenadora. O trabalho foi interrompido em março de 2020, no início da pandemia covid-19. A próxima visita ocorre neste sábado, dia 27.