Sesc Jundiaí convida o público a conhecer seu Espaço de Tecnologias e Artes e as possibilidades criativas que o local oferece

Entre os dias 11 e 19 de dezembro, aos finais de semana, os educadores do Sesc Jundiaí apresentam aos visitantes “O quê que o ETA tem?”; e dia 16 acontece a oficina presencial ‘Encontro para praticar fotografia e conhecer a sua câmera’

Nos próximos finais de semana – 11, 12 e 18, 19 – os educadores do Sesc Jundiaí abrem as portas do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes) e recebem o público interessado em conhecer, presencialmente, mais sobre as possibilidades do local, na oficina “O quê que o ETA tem?”.

Em linhas gerais, esses Espaços promovem cursos, oficinas e vivências em áreas como fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual, fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games, inovação urbana, entre outros. E têm como proposta estimular a experimentação por meio da convergência de tecnologias e linguagens. Nas atividades, a costura pode se combinar à eletrônica ou a marcenaria pode se unir à impressão 3D. Mas o mais importante é o aprendizado, o processo e o “fazer junto”. No ETA, valoriza-se a convivência, a diversidade, o protagonismo e a reflexão crítica por meio de atividades criativas.

Como exemplo de atividade promovida pelo Espaço, no dia 16, das 19h às 21h, acontece a oficina ‘Encontro para praticar a fotografia e conhecer sua câmera’, que será ministra pelo educador do Sesc, Lucas Trabachini. As inscrições têm vagas limitadas e abrem dia 10/12, às 14h, pelo endereço inscricoes.sescsp.org.br.

Nessa vivência gratuita, o objetivo é explorar o funcionamento das câmeras, buscando as melhores configurações para diferentes situações. Serão abordadas também as técnicas de controle de exposição (diafragma, obturador e ISO), balanço de branco, tipos de lentes, distância focal e profundidade de campo. A atividade é indicada para pessoas acima de 12 anos que possuem câmera com controles manuais, mas todos os entusiastas estão convidados.

Sobre o educador
Lucas Trabachini é educador de Tecnologias e Artes do Sesc Jundiaí, formado em Imagem e Som pela UFSCar com especialização em fotografia. Já participou de mostras e exposições fotográficas e possui um trabalho artístico com projeção mapeada e cinema expandido.

Fonte: Sesc Jundiaí
Foto: Giuliano Martins