Eleito presidente do Parlamento Metropolitano Regional de Jundiaí, Faouaz toma posse na Sala São Paulo

O vereador Faouaz Taha foi empossado presidente do Parlamento Regional Metropolitano de Jundiaí nesta terça-feira, 7 de dezembro, na Sala São Paulo, na capital paulista, em solenidade realizada pelo Governo do Estado e União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP). Também presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz foi eleito no último sábado, dia 4, escolhido pelos vereadores membros do grupo de parlamentares das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), criada e sancionada pelo governo estadual neste ano.

A RMJ permite, agora, ao até então Aglomerado Urbano de Jundiaí, uma nova estrutura com poder de decisão e maior autonomia em relação às necessidades regionais. As cidades que compõem a RMJ são, além de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Cabreúva, Jarinu e Itupeva. O Parlamento Regional é um instrumento, dentro dessa macrorregião, que permite também participação legislativa nestas decisões. Apenas a cidade de Louveira não possui representantes no parlamento, a critério dos próprios vereadores do município.

“É um passo de grande responsabilidade estar à frente deste grupo, mas estou muito honrado e muito feliz em poder participar deste momento histórico, aguardado por nossa Região e, ao lado dos meus colegas vereadores, poder buscar medidas para os gargalos das nossas cidades”, diz Faouaz.

Segundo o presidente, agora empossado, seu objetivo é visitar todas as cidades, ouvir demandas e cobrar as melhorias de forma direta por meio deste novo canal com o Estado.

A Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi criada por projeto de lei aprovado, em novembro deste ano, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionada pelo governador, João Doria, há quatro dias. O governador esteve na cerimônia de posse. Por meio da RMJ, a região de cerca de 800 mil pessoas passa a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, entre outras, além de mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa