Hospital São Vicente reduz em 35% número de leitos destinados a casos de Covid

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), passou por uma readequação e agora conta com 29 leitos dedicados a casos de Covid-19. Segundo a prefeitura, a redução de 35% é resultado de 13 semanas de queda no número de internações decorrentes da doença no serviço público de saúde.

Entre os 29 leitos, 22 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete de enfermaria. Até segunda-feira (13), o hospital destinava 45 leitos para a pandemia, sendo 29 de UTI e 16 de enfermaria. Os leitos liberados na terça-feira (14) serão utilizados nos demais atendimentos de alta complexidade.

De acordo com a prefeitura, a cidade vivencia 11 semanas seguidas de queda no número de pacientes ocupando um leito de Covid por dia no município.

Na análise apenas do serviço público, a queda tem mais tempo: são 13 semanas em redução, passando de 193 internações na semana de 15 a 21 de março, para 15 internações na semana entre 6 e 12 de setembro.

Segundo o gestor da saúde, Tiago Texera, a cidade ainda contabiliza números estáveis em síndrome gripal, com média de 1,8 mil atendimentos realizados semanalmente nas últimas 10 semanas. Houve uma leve queda no número de confirmados para 13,6% nos últimos 15 dias.

Além disso, quase 80% da população já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em Jundiaí.

Fonte: G1