De Campo Limpo Paulista para Paraolimpíadas em Tóquio

Mesmo diante das limitações de baixa visão, a atleta Edneusa de Jesus Santos Dorta, de 44 anos, não se intimida com os desafios para atingir o tão grande sonho, a medalha de ouro para o Brasil. Uma paralímpica que, além de acompanhada pelo Guia Vilmar Roberto Dias, necessita também de uma pista alinhada e segura para treinar. E foi em Campo Limpo Paulista, na pista do Complexo Esportivo, que a corredora de categoria T12 (classificação dada pelas deficientes visuais) escolheu para treinar nos últimos anos.

Edneusa treinando no Ginásio Nenezão

Edneusa diz que os treinos são intensos. Faça chuva ou faça sol, todas as manhãs a rotina é de exercícios, correndo 100 km por semana, é como se ela e o guia, diariamente, dessem 14 voltas em um campo de futebol. A atleta tem experiência com várias pistas, tanto no Brasil, quanto no exterior, mas se surpreendeu com a qualidade da pista de caminhada de Campo Limpo Paulista. “A estrutura é realmente muito boa e eu tive um apoio exemplar de toda a equipe. Agradeço a Prefeitura que,  por meio da Secretaria de Esporte, liberou o espaço na pandemia com segurança para os meus treinos, deixando-a em perfeitas condições. Já treinei em vários lugares, mas como esse, confesso que fiquei surpresa”, afirma a paratleta, que leva como lema: “Fé em Deus, pé no chão e ouro na mão!”

A caminho de Tóquio

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio este ano serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro. Edneusa já conquistou a medalha de Bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, percorrendo 42 quilômetros da prova em 3h18min38.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista