Comitê das Crianças abre inscrições para a composição de 2021

Estão abertas entre os dias 21 e 30 de abril as inscrições para o Comitê das Crianças 2021. Podem se inscrever os meninos e meninas matriculados na rede pública ou privada de escolas do Município, entre nove e onze anos de idade completos no ato da inscrição, interessados a participar voluntariamente e com autorização dos pais ou responsáveis.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Serão sorteados, conforme cada uma das seis regiões que compõem o Município, os novos integrantes para as vagas de titulares, oficiais remanescentes e suplentes. Das 24 vagas disponíveis, 18 serão ocupadas por integrantes reconduzidos do ano anterior.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do grupo, reforça a importância da adesão e participação das crianças da cidade. “No Comitê, desde a decisão pelo cronograma de encontros até as pautas para discussão e as propostas encaminhadas ao governo, tudo é decidido em consenso pelos participantes. Através desta escuta, conseguimos dar voz a elas na tomada de decisões e estimular a importância de sua participação na vida pública e cidadã”.

O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior, o Comitê chega à sua terceira composição como uma das iniciativas do programa Cidade das Crianças da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.

Entre as propostas já feitas por seus integrantes, diversas já foram atendidas pela Prefeitura, como a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, incremento da arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.

O cronograma das reuniões define que haja, pelo menos, um encontro mensal com o grupo, desde o ano passado, em plataforma digital, por conta do enfrentamento à pandemia. O prefeito participa do primeiro e último encontro de cada grupo, a fim de respectivamente, dar as boas-vindas o grupo e acolher as propostas feitas em seu documento final.

O sorteio será realizado no dia 06 de maio (quinta-feira), às 15h, pelo Facebook da Gestão de Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Arquivo PMJ