Faouaz inicia discussão da ‘Teoria do Elo’ para combate à violência de humanos e animais

Em reunião on-line desta quarta-feira, 24 de março, o vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, deu andamento a uma de suas propostas do mandato de fomento à discussão da ‘Teoria do Elo’ na cidade. Esse estudo, originário nos Estados Unidos e já aprofundado em universidades brasileiras, analisa a conexão de violências cometidas contra animais e humanos.

Diante do cenário da pandemia, em que os casos de agressão contra mulheres, idosos, pessoas com deficiência e animais, cresceram conforme reportagens recentes comprovam, o vereador reforçou a necessidade do tema e representantes da prefeitura se uniram à causa para traçarem os primeiros passos no aperfeiçoamento de trabalho integrado neste combate.

“Foi uma reunião muito positiva, de ricas contribuições e agradeço a todos por esse empenho. Fui apresentado à ‘Teoria do Elo’ pela veterinária Vânia Plaza Nunes em 2020 e, desde então, venho trabalhando a ideia de termos uma campanha de fomento a essa discussão em Jundiaí. Com a pandemia e este cenário grave que vivemos, o tema se tornou ainda mais relevante, pois infelizmente, com as restrições impostas pelo vírus, sabemos que ambientes que já eram agressivos podem ter sido agravados. Esses estudos indicam que onde um animal foi agredido, um ser humano também pode vir a ser vítima ou já ter sido, e vice-versa”, afirma Faouaz, que lembra que as agressões podem ser, inclusive, psicológicas ou de abandono.

Participaram desta primeira reunião representantes de diversos setores da prefeitura, como da Unidade de Gestão de Saúde, do Departamento de Bem-Estar Animal, dos conselhos municipais, das assessorias voltadas às políticas para idosos e pessoas com deficiência, Guarda Municipal e Cijun. “Convidamos outros segmentos que não puderam comparecer, mas faremos novos encontros para envolver todos que quiserem contribuir com esse acolhimento integrado das denúncias de agressão”, reforça Faouaz.

Segundo o vereador, a partir deste primeiro encontro, os agentes envolvidos farão levantamento de como já é feito o trabalho em relação às denúncias de violência para que, em um segundo momento, sejam discutidas as formas viáveis de unidade no trabalho, baseado na ‘Teoria do Elo’.

O objetivo de Faouaz é trabalhar juntamente com o Poder Executivo para, assim, ter condições de criar em lei suporte para que um comitê misto de combate às violências possa atuar.

Assessoria de Imprensa