Câmara aprova adesão de Jundiaí ao consórcio de municípios para compra direta de vacinas

Em sessão extraordinária da última terça-feira, 16 de março, vereadores de Jundiaí aprovaram projeto de lei da Prefeitura Municipal que autoriza a participação da cidade em consórcio de municípios para tentativa de compra direta de vacinas contra o coronavírus. O texto, aprovado por unanimidade, oficializa protocolo de intenções firmado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para criação do chamado ‘Conectar’ – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras.

“Essa é uma forma de tentarmos agilizar a imunização da população que é essencial neste momento mais crítico da pandemia que vivemos. Enquanto aguardamos novas doses e a concretização da compra do governo federal anunciada recentemente, temos que agir por precaução e para termos alguma segurança e alternativa. A participação de Jundiaí no consórcio precisava da autorização Legislativa, por isso, realizamos a sessão extraordinária online”, explica o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, já que as sessões estão suspensas durante esta Fase Emergencial.

Segundo informações da FNP, o consórcio deve ser formado no dia 22 de março, após a realização de uma assembleia geral. Até esta sexta-feira (19), os municípios ainda podem se cadastrar, conforme aprovação de projeto de lei nas respectivas Câmaras.

O objetivo do Conectar é dar suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional, ainda informam no site da instituição e os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais, como fundações, instituições, empresas etc.

Assessoria de Imprensa