Prefeitura de Jarinu registra morte de idosa de 70 anos à espera de leito

A Prefeitura de Jarinu (SP) registrou a morte de uma idosa de 70 anos que estava à espera de um leito de enfermaria para tratamento de Covid-19.

A vaga chegou a ser solicitada pelo sistema Cross, mas ela sofreu um agravamento respiratório enquanto aguardava e não resistiu.

Conforme apurado pela, esta é a primeira morte de paciente à espera de leito na região de Jundiaí (SP).

De acordo com a Prefeitura de Jarinu, a idosa foi intubada e morreu na terça-feira (16). A paciente não apresentava comorbidades.

Ainda segundo o órgão, não há pacientes em fila que aguardam transferência para alas Covid das cidades referência da região.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a demanda de transferências para casos de Covid-19 cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia. A central de regulação registra 1,5 mil pedidos por dia.

Ainda segundo a secretaria, cada solicitação é avaliada por médicos reguladores, sendo crucial a atualização do quadro clínico. É responsabilidade do serviço de origem manter o paciente assistido e estável previamente de forma a apresentar condições de transferência.

Fonte: G1