Moção de Faouaz apela às autoridades nacionais por investigação de vazamento de dados

 

Em sessão da Câmara de Jundiaí, nesta terça-feira (9), foi aprovada em regime de urgência, moção do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que apela às autoridades nacionais para investigação de suposto vazamento de dados pessoais de 223 milhões de brasileiros. O documento é uma forma de representar manifestação do Legislativo local em relação à sensação de insegurança digital à que a população foi submetida e será direcionado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), à Polícia Federal, ao Comitê Gestor da Internet no Brasil e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República pedindo providências a respeito do caso.

Durante a votação, Faouaz lembrou os diversos esquemas de golpes tentados por meio de WhatsApp e outros dispositivos. Muitos relatos chegaram a ele nesta semana de pessoas vítimas destas tentativas em que outros se passam por elas e pedem que ‘novo’ número de celular seja salvo por familiares. Conforme noticiado pela imprensa recentemente, foi descoberto um banco de dados à venda em círculos cibercriminosos contendo as informações pessoais dos brasileiros, incluindo alguns já mortos. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso, já conhecido popularmente como o “vazamento do fim do mundo”.

“Temos tantos desafios a enfrentar em relação à segurança e, agora, a população também está totalmente vulnerável nos meios digitais, usados diariamente, com dados que deveriam ser sigilosos. É preciso falarmos sobre o tema e criarmos meios de prevenção, além de exigirmos que sejam aprimoradas as investigações voltadas para a cibersegurança”, afirmou o vereador.

Ainda segundo Faouaz, a intenção é que a moção seja o primeiro passo para uma campanha de alertas e dicas a respeito do tema para informar e proteger a população.