Jundiaí e aglomerado avançam para fase amarela


O governo de São Paulo avançou nesta sexta-feira (5) seis regiões do estado para a fase amarela do plano da quarentena, em que comércio e restaurantes são permitidos a funcionar até 22h. A nova reclassificação do Plano São Paulo passa a valer na segunda-feira (8).

Araçatuba, Baixada Santista, Campinas (Jundiaí e municípios do Aglomerado Urbano), Grande São Paulo – incluindo a capital -, Registro e Presidente Prudente foram para a fase amarela.

Barretos, Ribeirão Preto, Marilia e Taubaté passam para a fase laranja da proposta. Já a região de Araraquara regrediu para a vermelha, a mais restritiva, na qual permanecem Bauru e Franca.

Na quarta-feira (3), a gestão João Doria (PSDB) já havia suspendido o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19.

Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro. Com o anúncio de quarta, deixa de valer já no próximo sábado (6).

Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão nas fases amarela e laranja do plano de flexibilização econômica.

O que funciona na Fase Amarela

  • A capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.
  • O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até as 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h.
  • O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.

Com informações do G1