Campo Limpo Paulista deve receber nesta quinta (21), as vacinas contra a Covid-19

O anúncio de que a vacina deve chegar nesta quinta-feira, 21, em Campo Limpo Paulista foi feito durante coletiva de imprensa concedida pelo prefeito municipal Dr. Luiz Braz, junto com Dr. Ariovaldo Batista, gestor da Saúde e Roberta Assalim Fernandes, chefe da Vigilância em Saúde na tarde da última quarta-feira, 20.

A cidade deve receber cerca de 680 doses e já está pronta para começar a vacinar. O calendário a ser seguido é do Ministério da Saúde e temos algumas mudanças, mas a estrutura será mantida, de acordo com o lote liberado. Serão vacinados primeiramente, os profissionais da linha de frente da Covid (Hospital e Postos) e depois, demais profissionais da saúde da cidade – que terão acesso nas unidades básicas de saúde e no drive thru. A seguir, os idosos (acima de 60 anos) em Instituições de Longa Permanência (ILP) e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizadas.

Acredita-se que o próximo grupo a ser atendido será o de maiores de 75 anos – apesar de aguardarmos confirmação do Ministério de Saúde. Mas um cadastro das pessoas com mais de 75 anos já está sendo feito nas igrejas que serão postos de vacinação com agendamento de dia e horário. Esse cadastro será disponibilizado no site da prefeitura, a partir do dia 22 de janeiro, sendo atendidos em data a ser avisada nos postos de saúde e drive thru.

Dr. Luiz ressaltou a importância de continuar com o isolamento social e seguindo as orientações de distanciamento e evitando aglomerações. “Acredito que quem não pegou Covid até o momento, não é agora que a vacina está chegando, que vai se descuidar. Então peço para que as pessoas continuem se cuidando e tenham um pouco de paciência.”

Sala de vacina

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista fez em tempo recorde uma reforma para receber as vacinas de Covid. Com o aumento populacional dos últimos anos, o espaço não tinha condições de abrigar as doses habituais e mais, as vacinas contra coronavírus.

Agora, a nova sala reformada pelas mãos da equipe de Serviços Urbanos está adequada e com capacidade para armazenar cerca de 90 mil doses. Espaço que será usado para as vacinas de Covid e todas as outras campanhas que forem necessárias, com mais espaço e organização.