Governo de SP deve anunciar avanço para fase amarela da flexibilização na cidade de SP e Grande SP

A capital paulista e a região metropolitana de São Paulo devem avançar para a fase amarela de flexibilização econômica do Plano São Paulo. O anúncio deve ser realizado na próxima sexta-feira (26) pelo governador João Doria (PSDB).

De acordo com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, a capital paulista e Grande São Paulo tiveram melhoras da taxa de ocupação dos leitos de internação, com “taxas negativas”, que indicam regressão da doença. Questionado se a progressão deve ocorrer na próxima semana, ele confirmou.

“A nossa expectativa, acompanhando até a próxima sexta-feira, é que aqui na Grande São Paulo e na capital a gente possa seguir com essa melhora. Não consigo cravar porque nós teremos que ver os números do fim de semana até quarta-feira, até hoje no laranja mas com melhora que pode levá-los para o amarelo, não sei se vamos chegar nessa semana ainda, mas a melhora tem acontecido rumo à fase amarela”, afirmou.

Segundo Vinholi, o estado teve uma queda de 35% no número de internações na última semana em comparação com a semana anterior, estabilidade no crescimento de casos e de mortes.

Neste domingo, o estado registrou mais 94 mortes e 3.392 novos casos. Com isso, São Paulo tem 12.588 óbitos e 219.185 casos confirmados. Entre as pessoas diagnosticadas com a Covid-19, 37.976 foram internadas, curadas e tiveram alta hospitalar. Na última semana, São Paulo registrou o maior número de mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

Atualmente, as regiões estão na fase laranja. Com avanço para a fase amarela será permitida a abertura com restrições de restaurantes, salões de beleza e academias.

Outras regiões como Franca, que atualmente está na fase laranja pode regredir a voltar para a fase vermelha.

Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), total de leitos por 100 mil habitantes e novas internações, casos e mortes na semana em comparação à semana anterior.

Nova atualização do Plano São Paulo — Foto: Reprodução

Nova atualização do Plano São Paulo — Foto: Reprodução

Fases da flexibilização

Os indicadores de saúde definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:

  • Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo
  • Fase 2 – Laranja: Controle
  • Fase 3 – Amarela: Flexibilização
  • Fase 4 – Verde: Abertura parcial
  • Fase 5 – Azul: Normal controlado

De acordo com a fase cada região pode liberar a abertura de diferentes setores da economia fechados pela quarentena.

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de SP/Divulgação

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de SP/Divulgação