PF faz operação contra desvio de R$ 800 mil repassados a instituição em Jundiaí

A Polícia Federal (PF) de Campinas, realizou na manhã desta quarta-feira (20), uma operação contra desvio de dinheiro repassado a uma instituição beneficente em Jundiaí. Como se trata de trabalho investigativo o nome da instituição não foi informado.

De acordo com a corporação, o valor desviado chega a R$ 800 mil. A Justiça Federal também autorizou o sequestro de bens de quatro pessoas e duas empresas investigadas.

No total, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Jundiaí e um na capital.

Segundo a PF, a investigação começou em março do ano passado por conta de indícios de que os gestores da instituição, que recebe dinheiro público, inclusive de convênios federais e emendas parlamentares, usavam empresas de fachada para desviar parte da verba.

As fraudes aconteceram entre 2021 e 2023. A investigação ainda informou que as empresas eram utilizadas para simular prestações de serviços à instituição e, assim, receber os recursos. No entanto, nenhuma atividade foi prestada.

A operação recebeu o nome de “Philantropía”. Os suspeitos serão investigados pelo crime de peculato e as penas podem chegar a 12 anos de prisão.

Fonte: G1