Usuários do Jd. Bahia e Serra dos Cristais reclamam da falta de ônibus da Rápido Luxo

Por Dircélio Timóteo

Usuários das linhas de ônibus operadas pela Rápido Luxo Campinas nos bairros Jardim Bahia e Serra dos Cristais, em Várzea Paulista, estão expressando sua frustração devido à falta de ônibus e à redução no serviço prestado pela empresa. Residentes desses bairros entraram em contato nesta terça-feira (17) com a redação da RS NOTÍCIAS para compartilhar suas preocupações.

Uma moradora do Jardim Bahia, que preferiu não se identificar, descreveu as dificuldades que enfrenta diariamente. Ela afirmou que, desde a implantação da linha de ônibus no bairro há quase dois meses, o serviço piorou consideravelmente. A situação chegou a tal ponto que ela precisa se deslocar até o bairro vizinho, Jardim Bertioga, apenas para pegar o ônibus que a levará ao trabalho.

A usuária relatou que a situação piorou quando a empresa alegou que a linha não estava dando lucro e optou por diminuir a quantidade de ônibus em circulação.

Nossa equipe realizou um levantamento para entender o impacto da redução no serviço. No início, a linha do Jardim Bahia contava com 19 viagens no sentido bairro/Jundiaí e 19 no sentido inverso. No entanto, esses números caíram drasticamente para apenas 7 viagens em cada direção. A justificativa para essa redução é a falta de usuários, embora haja um aumento no número de ônibus durante os horários de pico.

Vale ressaltar que a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) é a entidade responsável pela fiscalização e regulação do transporte público no município de Várzea Paulista Intermunicipal. A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista não possui competência direta sobre a gestão da empresa Rápido Luxo Campinas.

Diante dessas preocupações e da redução significativa no serviço de transporte público, os moradores dos bairros Jardim Bahia e Serra dos Cristais esperam que as autoridades competentes, como a ARTESP, tomem medidas para resolver esses problemas e garantir um transporte público confiável e seguro para todos os cidadãos. Enquanto isso, os usuários continuam a enfrentar dificuldades diárias em suas viagens.