Em parceria com a DAE, limpeza do rio Jundiaí Mirim reúne 180 pessoas

Cerca de 180 pessoas participaram, no último sábado (16), da 20ª edição do Mutirão Ecológico de Limpeza do rio Jundiaí Mirim, evento promovido pela escola de mergulho Jornada Sub e pela DAE Jundiaí, em parceria com a certificadora internacional “National Association Of Underwater Instructors” (NAUI). O Mutirão comemorou o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Ao longo da ação, os voluntários, divididos em grupos, percorreram 800 metros pelo leito e pelas margens do rio. O volume de resíduos retirados durante a limpeza foi recolhido pela equipe da Seção de Recursos Hídricos (RHD) e destinado ao Geresol.

“A responsabilidade socioambiental é um dos valores de nossa empresa”, afirma a chefe da Seção de Serviço Social da DAE, Gláucia Noguero. “O fortalecimento de organizações existentes no território, como esta ação voluntária, é um dos eixos do trabalho socioambiental que o Serviço Social, em parceria com a Educação Ambiental da DAE, está desenvolvendo”, complementa.

O mutirão de limpeza integra o projeto de trabalho socioambiental realizado pelo Serviço Social da DAE, em função de obras de construção de novos reservatórios, realizadas por meio do contrato nº 052.300-47/2020, firmado com a Caixa Econômica Federal.

Além das equipes da Seção de Serviço Social e Educação Ambiental da DAE, integrantes do grupo de escoteiros, Corpo de Bombeiros, SENAC e escola de mergulho Jornada Sub, além de voluntários, como a servidora Andreia Chaves, estiveram presentes.

O encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende, explica que ações como essa são essenciais. “O tratamento da água potável distribuída começa no cuidado com os mananciais. Ter ações de preservação dos mananciais é extremamente importante para a manutenção da qualidade de nossa água.”