Botujuru: reconstrução da rua São Francisco chega à fase final

A obra de reconstrução total da rua São Francisco, no Bairro Botujuru, segue avançando e já chega em suas fases finais. Desde o início da intervenção foram realizados os mais variados serviços, como escavação de 15 toneladas de terra, troca de solo, preenchimento do gabião (estrutura de pedras para contenção e estabilização de taludes e controle de erosão), com um novo muro, de 55 metros de comprimento e de 10 metros de profundidade, e outros.

Com valor investido na casa dos R$ 2 milhões, a etapa atual está sendo de “monitoramento do comportamento da contenção do gabião executado para saber se a estabilização esperada realmente está acontecendo”, explica o secretário de obras Augusto Pereira Filho.

Ao todo, foram usados 503 m³ de pedra para o preenchimento do gabião. Se empilhados, os blocos correspondem à altura de um prédio de 140 andares. A previsão é que a obra seja concluída entre 20 e 30 dias.

Também serão executadas obras complementares nas rede de água e esgoto (de responsabilidade da SABESP) ,e por fim a recolocação da pavimentação asfáltica, que incluirá o preparo do chamado subleito (que faz a função de um terreno de fundação) e, por cima, a capa de Concreto Betuminoso Usinado a Quente, (chamado de CBUQ).