SAMU 192 e SAEC celebram aniversário de atuação no município

Reconhecido e admirado pela população, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou, no último domingo (27), 18 anos de atuação na cidade de Jundiaí. Inquestionável, a dedicação e o comprometimento da equipe ultrapassam os limites do tempo, somando, desde sua implantação, números, histórias e relatos de gratidão e superação de pacientes e familiares que utilizam o serviço.

O mesmo ocorre com o Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC), que celebra 21 anos, também neste mês. Para marcar as comemorações, um café da manhã especial foi preparado pela Prefeitura de Jundiaí e pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas. O encontro foi promovido, nesta segunda-feira (28), na base do SAMU, na Vila de Vito. 

Representando o Prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destacou a importância do trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura e o Hospital São Vicente. “Junto com o HSV, temos conveniado o Complexo Hospitalar, os prontos atendimentos, SAMU, SAEC e ESF. Uma grande parceria para promover todo esse cuidado e carinho para a população. Por isso, hoje, venho aqui trazer o senso de gratidão a cada um de vocês”, disse ele, acompanhado da Gestora Adjunta, Dayane Martins, e da Diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Evangelista. 

Homenagem impressa foi entregue aos representantes dos serviços 

O SAMU, que opera 24h por dia através do número 192, registra uma média de 1.500 atendimento mensais.  O serviço é responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar de emergência, dedicando-se a salvar vidas nas mais diversas situações. Já o SAEC, registra 5 mil atendimentos mensais para pacientes com limitações na locomoção, acamados ou que necessitem de transporte adequado não só em Jundiaí, mas também em outras cidades. A equipe atende ainda visitas domiciliares e oferece suporte em acidentes de trânsito envolvendo veículos oficiais e viaturas em trajeto. A iniciativa é fundamental para acesso aos tratamentos de fisioterapia, radioterapia, hemodiálise, entre outras especialidades. Juntos, os serviços contam com o empenho de aproximadamente 200 colaboradores, que atuam em diversas áreas.