Serra do Mursa: Transformando um patrimônio natural em atração turística

Por Dircélio Timóteo

Projeto não oficial visa revitalizar área atingida por incêndios e invasões, transformando o Morro do Mursa em ponto turístico.

O empresário Osmar Donizete tem uma visão ambiciosa: transformar o icônico Morro do Mursa, conhecido também como Serra do Mursa, em um vibrante ponto turístico na região da Serra dos Cristais. Ainda que se trate de uma especulação, a proposta tem atraído olhares de entusiastas da preservação e do turismo ecológico.

O empresário Osmar Donizete pretende transformar o Morro do Mursa em um vibrante ponto turístico na região. (Foto: divulgação)

Donizete tem em mente a criação de trilhas ecológicas guiadas, a instalação de um teleférico que conduza os visitantes até o cume da serra para apreciar a vista panorâmica e o pôr do sol, além da emocionante opção de tirolesa. Inspirado por parques nacionais, o local contará com uma taxa de acesso simbólica, utilizada para a preservação contínua do espaço, garantindo recursos para segurança, equipes de bombeiros civis e guias altamente capacitados.

O projeto também incluirá uma base de estudo ambiental e promoverá a criação de restaurantes, cafés e pousadas nas proximidades, gerando oportunidades de emprego e elevando Várzea Paulista ao status de um destino turístico de destaque.

Com uma elevação impressionante de 1.180 metros  e localizado entre Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista, o Morro do Mursa é famoso por sua exuberante vegetação, fauna diversificada e flora única. Durante anos, o local tem atraído turistas especialmente de São Paulo, para trilhas, acampamento, pedaladas e até mesmo saltos de parapente. As visitas eram feitas de forma clandestina, já que o espaço é particular, pertencendo a uma família tradicional da cidade.

No entanto, uma série de incêndios devastadores e invasões ilegais abalaram a tranquilidade da Serra do Mursa, levando a uma interdição. A área agora está sob vigilância de um grupo de voluntários dedicados à preservação e à Guarda Civil Municipal da cidade. Essa medida foi implementada para conter crimes ambientais e permitir a recuperação desse importante ecossistema.

“Queremos recuperar nossa serra e preservá-la para as futuras gerações. A Serra dos Cristais é um patrimônio vital para Várzea Paulista, desempenhando um papel crucial na manutenção de nossas águas, fauna e flora”, declarou Osmar Donizete.

Uma tragédia marcante ocorreu em setembro de 2020, quando um incêndio de proporções avassaladoras consumiu uma área equivalente a 280 campos de futebol. Esforços hercúleos das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil finalmente conseguiram controlar as chamas após cinco dias de luta incansável.

Em resposta, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para investigar o incidente. Como parte dos esforços de reabilitação, um projeto foi criado para formar novos brigadistas e erigir uma barreira protetora na região. Notavelmente, nenhuma prisão foi feita em conexão com o incêndio.

O sonho de Donizete de transformar o Morro do Mursa em um Parque Público Municipal tem raízes na preservação ambiental. Além de resguardar a área contra ameaças, a iniciativa visa evitar o fatiamento do terreno para especulação imobiliária, salvaguardando o ambiente natural e sua beleza inigualável.

“Acreditamos que a parceria entre a iniciativa privada e os esforços de preservação pode ser a chave para desenvolver o turismo ecológico e histórico na região”, explicou Osmar Donizete.

Enquanto isso, o Grupo Amigos da Serra, com o apoio da Guarda Ambiental e da Unidade de Segurança Pública de Várzea Paulista, continua a orientar as pessoas sobre a importância de não adentrar ilegalmente nas áreas particulares da serra.

O Morro do Mursa carrega consigo não apenas uma rica história, mas também o potencial para se tornar um destino turístico vibrante e sustentável. Enquanto o projeto de transformação permanece no reino das possibilidades, a visão de Osmar Donizete está deixando muitos ansiosos para um futuro mais brilhante para a Serra do Mursa e seus encantos naturais.