SAMU participa de treinamento para aprimorar técnicas de salvamento

Buscando multiplicar o conhecimento, aperfeiçoar e manter a qualidade do atendimento em saúde prestado no município, os profissionais da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí participaram de um treinamento especial sobre Suporte Básico de Vida, conhecido como BLS, sigla para o termo em inglês, Basic Life Support. Promovido pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), a ação foi realizada no prédio do serviço e viabilizada pelo coordenador médico de ambos os serviços, Dr. Marcelo Okamura.

O BLS é o conjunto de técnicas que tem como objetivo o atendimento emergencial à uma vítima em potencial parada cardiorrespiratória, perfil da maioria dos atendimentos efetuados pelo SAMU. “Estar capacitado para essas condições é fundamental para continuidade e preservação da vida. A integração entre as equipes também é muito importante, pois trabalhamos juntos nos atendimentos pré-hospitalares. Na ocasião, cinco de nossos colaboradores foram representar o nosso serviço, mas a intenção é abranger toda a equipe posteriormente”, explica Reginaldo Benedito de Assis, coordenador de enfermagem do SAMU.

Durante o curso de reciclagem, foram abordados tópicos sobre como aplicar os passos da cadeia de sobrevivência; técnica de ressuscitação com socorristas; técnicas para desobstruir um engasgo de maneira segura e eficiente; como utilizar o desfibrilador externo automático; entre outros assuntos relevantes para esse tipo de atendimento.