Jundiaí tem quase o dobro de empregos se comparado com cidades do mesmo porte

Jundiaí aparece na liderança isolada do ranking de saldo de empregos gerados neste ano, se comparada a outros municípios paulistas de mesmo porte. A partir de dados disponibilizados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram considerados municípios com características e populações equivalentes, no período de janeiro a maio de 2023. O saldo de empregos jundiaiense é de 1.184, contra 606 de Santos – que ficou na segunda colocação; 493 de Piracicaba; 431 de Mogi das Cruzes; 312 de Mauá; e 161 de São José do Rio Preto (veja quadro nesta página).

Nesses cinco primeiros meses do ano, de acordo com o Caged, o município teve 8.843 admissões contra 7.659 demissões. Um ano atrás, nesta mesma avaliação, a cidade também teve saldo positivo, mas de 829 empregos. O crescimento no número de vagas de trabalho ofertadas e o aquecimento nas contratações pode ser justificado pela chegada de novas empresas em Jundiaí e também na contribuição do poder público por meio do programa Jundiaí Empreendedora. Atualmente, são 179.775 carteiras assinadas no território jundiaiense, segundo dados do Ministério do Trabalho.

“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho é uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de formação profissional que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam gerar mais postos de trabalho em nossa cidade”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Entre as estratégias adotadas pelo município está o portal Jundiaí Empreendedora. Responsável por conectar empresas em busca de mão de obra e interessados nas vagas, a ferramenta tem tido uma média de 2 mil oportunidades diárias de emprego. “O resultado positivo reflete os esforços da administração para criar um ambiente favorável aos negócios em Jundiaí, com a chegada de novas empresas à cidade. O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção e vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. O diálogo com os empresários e comerciantes para criar um vínculo para geração de emprego é permanente”, explicou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, o portal Jundiaí Empreendedora interliga os setores. “O setor produtivo pode buscar por mão de obra qualificada, assim como os trabalhadores, além de contar com a oferta das vagas disponíveis na cidade, ainda agregam conhecimento. Sintetizar em uma plataforma virtual o atendimento a diversas demandas, proporcionando geração de emprego, renda e oportunidades, é o grande diferencial do modelo adotado por Jundiaí”.

Olhando para o futuro

E sempre de olho no futuro, Jundiaí busca agora avançar no desenvolvimento com a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), iniciada este ano. O objetivo é propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos. “O plano ajuda a cidade na medida em que cria diretrizes que vão orientar as políticas públicas voltadas ao emprego, geração de renda e sobretudo ao desenvolvimento econômico de modo geral”, destacou o professor Paulo Silvino Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia, que é coordenador da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo) , responsável pelo suporte à elaboração do PDEII.

QUADRO COM RANKING DAS CIDADES DE MESMO PORTE MOSTRA QUE JUNDIAÍ ESTÁ BEM À FRENTE NO QUESITO GERAÇÃO DE EMPREGOS