Formação para professores trabalha e fortalece as origens do Brasil 

A partir dessa semana, os assistentes técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação passam a executar uma formação teórica e prática junto aos educadores de todos os segmentos de Campo Limpo Paulista com o tema “Herança cultural dos povos originários brasileiros”.

A ideia tem como base a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, dado a importância e representatividade dos povos originários nos nossos costumes e tradições. 

As oficinas ocorrerão em dez momentos diferentes para atender os profissionais da educação infantil, anos iniciais e finais. “Nossa história é muito rica, e bem explorada, pode render muito aprendizado dentro da sala de aula. Brincadeiras muito conhecidas, como a queimada e a peteca, tem origem indígena. Fazer com que as crianças entendam e valorizem isso é fundamental”, afirma o Professor Leandro Medeiros, coordenador da formação. 

Os assuntos abordados serão a quebra de estereótipos dos diferentes povos indígenas, diferentes artes e ornamentos das etnias e expressões corporais como lutas, danças, jogos e brincadeiras.