Município participa da Semana do Brincar focando na interação na natureza

Qual é o melhor brinquedo para uma criança brincar? A Semana do Brincar é uma ação mundial que defende a ideia de que é mais importante permitir que a criança brinque livremente do que pensar no melhor brinquedo. Como  tema – “Natureza no brincar”, a ação incentiva a observação da natureza do brincar, sua substância e essência. Com esse espírito, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista estabeleceu parcerias com a Aliança pela Infância, o Programa Primeiríssima Infância do município e o Programa Criança Feliz e promove ações na cidade de 22 a 26 de maio. Todas essas ações agora fazem parte da Lei 3.067, que  foi aprovada por votação unânime da Semana Municipal do Brincar, e com isso, Campo Limpo Paulista se tornou o primeiro município da região a ter essa regulamentação oficial.

Segundo a psicóloga escolar Michele Gutierres, que também está envolvida na organização, não há nada de errado em ter brinquedos. No entanto, é certo que quanto menos estruturados eles forem – ou seja, aqueles que já vêm prontos, com objetivos únicos e definidos -, melhor. Exemplos de brinquedos menos estruturados, que são comuns a ser usados nas creches e escolas municipais, são colheres de pau, panelas, retalhos de tecido, entre outros. “Dessa forma, a criança pode inventar do jeito dela. O ato de brincar favorece a criatividade, a imaginação e nutre a confiança da criança em si mesma e nos outros, tornando tudo mais leve e dinâmico. Isso nós apoiamos e intensificamos aos nossos alunos”, diz Michele.

Além dessa ação específica, as creches e escolas municipais da cidade já têm implementado atividades ao ar livre com os alunos. Na Creche Profª Leonilda Bonamigo, que fica no bairro Parque da China, os alunos passam diariamente cerca de 4 horas deixando a imaginação fluir no gramado do prédio. “O brincar ao ar livre acalma muitos dos nossos alunos. É no quintal da escola que eles encontram a liberdade, estimulam a criatividade e, com certeza, obtêm resultados positivos, como aprendizagem”, afirma a coordenadora pedagógica Daniela Moraes.

Mayke Henrique Santos de Lima, de apenas quatro anos, diz que é na creche que ele entra em outro mundo, sem precisar sair da cidade, criando várias coisas com argila, que a professora Dalette deixa disponível para brincar livremente. “Eu já criei aqui no gramado da creche um boi, um dragão, um carrinho e até um boneco de neve. Me divirto muito com meus amigos.”

Programação

Esporte

Entre os dias 22 e 26 de maio, a Secretaria de Esporte e Lazer realizará diversas ações esportivas no Complexo Esportivo. Os alunos participantes das 

modalidades, como handebol, futsal, voleibol, basquetebol, natação, ginástica rítmica, atividades para idosos e lutas, poderão desfrutar de brincadeiras e dinâmicas durante as aulas. 

Meio Ambiente

Na terça-feira, dia 23 de maio, às 8h30, em frente ao Paço Municipal, a Secretaria do Meio Ambiente distribuirá mudas de Ipê Amarelo para os alunos da rede municipal. 

Saúde

Durante o período de 22 a 26 de maio, os pacientes que passarem por consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberão receituários do Brincar no Município. Ao longo da semana, na UBS do Jardim Europa, enfermeiras realizarão atividades e bate-papo, orientando as famílias sobre a importância do brincar tanto para crianças como para adultos.

Cultura

Entre os dias 22 e 26 de maio, no Centro Cultural, localizado na Av. Alfred Krupp, 1025, a Secretaria de Cultura e Lazer promoverá ações de brincar com os colaboradores da pasta, enfatizando as memórias da infância e utilizando espaços ao redor em contato com a natureza, com o intuito de recarregar energias proporcionadas pela terra.

Comitê

Entre os dias 22 e 26 de maio, haverá postagens nos canais oficiais da Prefeitura, em que vídeos informativos do Comitê Campo Limpo pela Primeira Infância e do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância apresentaram brincadeiras ligadas à natureza, através da política municipal integrada pela Primeira Infância. E como uma ação extra, no dia 03 de junho haverá um mutirão na Praça Castelo Branco com uma Tenda de Escuta interativa para as crianças.