UGMT amplia estudos para fluidez em áreas escolares de Jundiaí

Com o objetivo de entender em campo a dinâmica do trânsito nas áreas escolares, principalmente no que se refere à segurança dos alunos no embarque e desembarque dos veículos, na chegada e saída das escolas, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) está ampliando os estudos com equipe do departamento de Transportes conversando com pais, transportadores escolares e a comunidade local de cada região do município.

Nesta semana, foram realizadas visitas a unidades escolares no Jardim Santa Gertrudes, além de reunião com os condutores de veículos escolares que atendem os estudantes da EMEB Pedro de Oliveira, na Vila Joana. “O objetivo é coletar informações para análise técnica de diversos fatores, como por exemplo, a eficiência da atual disposição das vagas exclusivas para os veículos escolares, além de conscientizar a importância da colaboração de pais, transportadores e motoristas sobre o respeito às leis de trânsito para permitir a fluidez com segurança”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Transportador escolar há 8 anos, Petterson Carlos de Lima, destacou como positiva a ação. “Todos precisam ser ouvidos para uma melhor organização no trânsito. Os pais vão contar sobre as suas necessidades, e a gente sobre a nossa.”

O diretor de Transporte, Leslie Litano Tealdi, comenta que existem outras ações em andamento para reforçar o monitoramento. “Estamos conversando com outras unidades de gestão da Prefeitura sobre o uso de imagens das câmeras instaladas em frente às escolas, o que deverá ajudar bastante para que os agentes de trânsito possam acompanhar detalhadamente as condições das vias, em tempo real, e fornecer subsídios para medidas de engenharia de tráfego com foco na segurança dos usuários das vias e fluidez.”