O que se sabe sobre o 1º de abril – Dia da Mentira

O mês de abril chegou, e no dia primeiro sempre surgem uma enxurrada de pegadinhas e brincadeiras nas redes sociais. Há menos duas hipóteses tentam explicar esse fato.

Uma das explicações está no fato de abril ser o segundo mês do calendário de Rômulo, contando 30 dias como hoje. Em Roma, no dia 1º de abril, todo o povo se reunia ao redor do Templo de Teseu, entregando-se às festas e danças. Na ocasião, todo tipo de diversão e brincadeiras eram permitidas. Provavelmente destas brincadeiras veio a origem das mentiras e blefes que se pregam até nos dias de hoje.

Calendário gregoriano

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, da França, determinou-se que o ano novo fosse comemorado dia 1º de janeiro.

Primeiro trote

Depois da resistência de alguns, os adeptos da mudança, como forma de provocação, trocavam presentes maldosos com conservadores.

As pegadinhas

O 1º de abril como dia do trote pegou tanto que nos Estados Unidos essa data é tradicional, sendo chamada de “April Fool`s Day”.

Cuidado com as fakes news

Apesar de ser um dia de descontração, muitos propagam Fake News. Por isso, fique atento ao que lê na data e confira o veículo.

Fonte: TV Cultura