Reforço na segurança: Faixas de pedestres recebem luminárias

Para reforçar a segurança de pedestres, a Prefeitura por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) está realizando a ampliação e manutenção de faixas de travessia, além de complementar a iluminação em alguns locais que apresentam grande demanda, necessitando de mais atenção dos motoristas e motociclistas devido à presença constante de pedestres.

Os estudantes e amigos Alex Magalhães, Henrique Amancio Prado, Pedro Gomes Gonçalves e Gabriel Cardoso caminham diariamente pelas ruas de Jundiaí e explicam que falta conscientização de todos para que o trânsito seja mais seguro. “Já vi motorista buzinar para uma idosa que estava atravessando na faixa para ela andar mais rápido. À noite, os motoristas além de não respeitarem as faixas também avançam no semáforo vermelho”, comenta Henrique. “A maioria dos motoristas não para enquanto estamos tentando atravessar. É preciso respeito e empatia, porque em determinados momentos somos motoristas, e em outros pedestres”, completa Pedro.

Em Jundiaí, há mais de 1.000 faixas para a travessia exclusiva de pedestres, que garantem a locomoção com segurança, evitando os riscos de atropelamentos, e precisam ser respeitadas independentemente de estarem acompanhadas de interseções semafóricas, uma vez que são sinalizadores que indicam aos motoristas de quaisquer veículos para que se atentem, diminuam a velocidade e, quando preciso, parem e aguardem a travessia. 

“Além de ser um ato de cidadania, já que todos têm direito à segurança, a orientação é para que haja o compartilhamento de responsabilidades – o pedestre precisa fazer a travessia no local correto, e o condutor de veículo motorizado ou não precisa garantir a segurança dessa travessia”, explica o diretor de Trânsito da UGMT, Esdras Benedito Cintra Jr.

A UGMT, responsável pela análise de implantação e pintura das faixas, bem como das manutenções que ocorrem o ano todo, também adotou ação de complementação com luminárias. São oito pontos que estão servindo de piloto para avaliação, entre eles estão a Rodovia Vereador Geraldo Dias (altura da Vila Hortolândia), Avenida Antonio Frederico Ozanan (Jardim Liberdade), Rua Lacerda Franco (em frente à Fábrica da Infância Japy), Rua Anchieta (em frente à entrada de visitantes do Hospital São Vicente) e na Rua Barão de Jundiaí (altura do Teatro Polytheama, no Centro).

Na imagem, a travessia de pedestres da rua Barão de Jundiaí - em frente ao Polytheama recebeu a luminária. Em fase de teste, oito pontos foram reforçados com novo dispositivo de luz.
Para proporcionar a segurança, a orientação é para que haja o compartilhamento de responsabilidades entre todos os usuários das vias

A importância de comportamentos responsáveis e coletivos para um trânsito seguro, que respeite os usuários de todos os modais e as leis e estimule a mobilidade ativa, é tema de palestras e ações educativas realizadas pela UGMT. “Durante o ano, por meio do Programa Educação no Trânsito, atuamos com ações em escolas, empresas e espaços públicos. A empatia e conscientização de todos proporcionam qualidade de vida e ajudam a termos um trânsito seguro”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Inaê Botelho, estudante, diz que percebeu uma melhora no comportamento no trânsito, porém, ainda é necessário mais respeito. “Acho que motoristas e pedestres precisam ter mais consciência para uma harmonia.”

Mortes – De acordo com a plataforma Infosiga do Governo do Estado, nas vias municipais de Jundiaí, em 2022 foram registrados sete óbitos de pedestres, e em 2021, oito morreram. Neste ano, ainda não há dados divulgados, porque a plataforma está em atualização.