Ácido que caiu de caminhão em Campinas gera vapor tóxico e pode ser letal

O produto químico que vazou de um caminhão na entrada do bairro Swiss Park, em Campinas (SP), tem alta toxicidade em contato com o ar, segundo o Corpo de Bombeiros, e pode ser letal em grande volume. O derramamento gerou uma interdição na entrada do bairro pela Rodovia Anhanguera (SP-330) nesta segunda-feira (23).

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Clóvis Augusto Michelin, a metalonamina é usada para produção de materiais de limpeza.

“Em contato com o ar e com a umidade do ar, produz um vapor tóxico e irritante. Em altas concentrações, pode inclusive ser letal, mas como é um ambiente aberto e um pouco mais controlado, a quantidade era pequena, também, não representou um risco tão grande”.

“Porém, com o risco inerente a este produto, a gente teve que fazer todo esse isolamento, fechar as vias evitando a propagação desse vapor tóxico”, completou o capitão.

O vazamento ocorreu por volta de 8h na Avenida Dermival Bernardes Siqueira. O motorista do caminhão, Milton Pereira da Silva, informou que uma correia que segurava a carga estourou em uma curva e cerca de seis compartimentos que estavam no veículo foram ao chão.

Segundo o caminhoneiro, a carga saiu de uma empresa de Campinas e seria entregue em Serra Negra.

Após cerca de duas horas, os bombeiros conseguiram conter o vazamento. Oito contêineres caíram do veículo. “Três foram contidos integralmente, dois parcialmente e em três teve o derramamento total”, explicou o capitão.

Apesar da contenção, os bombeiros informaram que vão manter a interdição até que uma empresa especializada termine o serviço e o vapor gerado pelo ácido disperse completamente.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), informou que a queda dos contêineres causou o bloqueio total do acesso ao Swiss Park pela Rodovia Anhanguera. O órgão foi ao local para monitorar o trânsito.

Fonte: G1