Sonda da Nasa deve atingir asteroide na noite desta segunda-feira (26)

Dez meses após seu lançamento, a missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (tradução do inglês), da Agência Espacial Americana (Nasa) deve atingir um asteroide nesta segunda-feira (26). O objetivo é testar o potencial tecnológico humano contra um corpo celeste que poderia entrar em rota com a Terra no futuro.

A sonda da agência espacial está prevista para colidir às 20h14 no horário de Brasília com a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos. A Nasa apostou mais de US$ 330 milhões no programa.

“[Essa missão] não vai destruir o asteroide. Não vai transformá-lo em um monte de cacos”, lembra Nancy Chabot, cientista planetária que administra a iniciativa.

Segundo a Nasa, o impacto criará apenas uma cratera com dezenas de metros de largura e lançará um milhão de quilos de rocha e poeira no espaço.

A agência insiste também que não há chance alguma que qualquer um dos asteroides represente um perigo para a Terra agora ou no futuro.

Sem risco

Assim, ao chegar até a Dimorphos, a missão acompanhará se de fato é possível alterar com sucesso a rota de um asteroide com a tecnologia desenvolvida para a DART.

“A colisão deve gerar uma cratera de aproximadamente 10 metros nesse segundo componente do sistema binário, no asteroide menor, e esse material vai ser levantado. É possível que isso gere uma nova chuva de meteoros que poderá ser vista da Terra”, explicou o astrônomo.

Com informações da Reuters e Associated Press