Estado tem quase 7 milhões passando fome, aponta pesquisa

Um estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), nesta quarta-feira (14), detalhou a situação da fome pelos estados brasileiros.

Em números absolutos, São Paulo lidera com 6,8 milhões de pessoas famintas. Em proporção, o estado do Alagoas tem a pior situação, com 36,7% de sua população nessa condição.

Os dados divulgados nesta quarta-feira são um complemento da primeira parte desta pesquisa – chamada “2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II VIGISAN)” – que foi divulgada em junho, e trouxe os dados nacionais e das macrorregiões brasileiras.

Em junho, a Rede Penssan revelou que 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer. Isso significa que, de acordo com os dados coletados, 15,5% da população brasileira sente fome e não come por falta de dinheiro para comprar alimentos.

Além disso, seis em cada 10 famílias estão em insegurança alimentar, ou seja, na condição de não ter acesso pleno e permanente a alimentos. Esses dados foram colhidos em 12.745 domicílios brasileiros entre dezembro de 2021 e abril de 2022.

a série histórica da Rede Penssan, existe o primeiro estudo desse tipo – o “1º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar” – que foi feito com dados coletados em dezembro de 2020.

Naquela ocasião, o número de brasileiros que conviviam com a fome era de 19,1 milhões – isso representa que o número aumentou em 14 milhões em pouco mais de um ano. Na primeira pesquisa, não houve o recorte dos dados por estados.

A região Sudeste, que é a mais populosa do país, também lidera na quantidade de pessoas com fome.

O estado com a situação mais grave é São Paulo, com 6,8 milhões nessa condição. Veja no mapa abaixo a situação da fome pelos estados brasileiros.

Fonte: CNN Brasil