Meio Ambiente realiza plantio do pau-brasil em alusão ao bicentenário da Independência

Para celebrar o bicentenário da Independência, comemorado no feriado desta quarta-feira (7), a Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com o Colégio Alfa Logos, realizou o plantio do pau-brasil, árvore que originou o nome do país. É típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga, podendo alcançar até 15 metros, com galhos espinhosos. 

O plantio aconteceu nesta terça-feira (6), no Complexo Esportivo Municipal, com a professora Cristiane Cintra representando o colégio, a diretora de Meio Ambiente Silvia Rocha e o Gestor de Esportes Cleber Ulisses, além dos alunos que fizeram o plantio. “A ideia de trazê-los para essa vivência foi da professora Heloísa, que leciona biologia e ciências. É muito importante essa geração crescer com o pleno conhecimento da história do nosso país”, afirma a Professora Cristiane Cintra. 

Para a diretora de Meio Ambiente Silvia Rocha, a ação é importante e contribui para o paisagismo da cidade. “Mais uma planta para cuidarmos. Daqui a cinco anos, quem vai passar por aqui verá uma árvore bonita e grande”, afirma a Diretora.

Além do fato histórico pelo seu nome, o pau-brasil é muito conhecido por conta de sua exploração, que foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. A exploração do pau-brasil foi muito intensa, principalmente em uma fase conhecida como Período Pré-colonial, que se estendeu até meados da década de 1530. A exploração da madeira ocorria por meio do escambo com os indígenas.