Faculdade de Medicina ganha museu dedicado à anatomia humana

O diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Evaldo Marchi, autoridades locais  e o curador do museu, Cesar Carvalho inauguram o Museu do Corpo Humano, nesta quarta-feira (31), às 8h30, na Unidade 01 da FMJ (Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens).

Desde 2005 vem sendo construída a ideia de um museu permanente na FMJ. Em 2010 iniciou-se o Projeto Semana do Corpo Humano que acabou sendo referência para as escolas públicas e particulares de Jundiaí e região. A partir de então, o desejo fica mais intenso de planejar, criar e compartilhar com o público externo, algumas peças anatômicas plastinadas, verdadeiras obras de arte, produzidas no nosso laboratório.

A ideia é de promover visitas escolares ao longo do ano todo, apresentando o corpo humano por dentro de forma diferente e curiosa.  O curador e organizador do Museu é o Professor Adjunto da Disciplina de Anatomia do Departamento de Morfologia e Patologia Básica da FMJ desde 2003, o anatomista, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho.

O Museu do Corpo Humano é Único e moderno.  O objetivo é ser um local de difusão de conhecimento cientifico, tendo como plano de fundo a educação e a arte. No local, haverá pinturas trifásicas, peças anatômicas reais que variam de acordo com a iluminação, além disso, desenhos de partes do corpo humano foram doados pelo artista plástico, Sérgio Prata.

As peças anatômicas são conservadas por meio da plastinação, uma técnica inovadora e moderna. Para isso, a FMJ criou um laboratório de plastinação internamente que já é referência para grandes universidades e é um dos 10 que existem no Brasil.