Cães e gatos são castrados durante mutirão na vila Maringá

Foi realizado neste sábado (6) um mutirão de castração de cães e gatos para moradores da região da Vila Maringá. A ação foi promovida pelo Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). Tutores que fizeram previamente o agendamento foram atendidos durante o dia todo, na EMEB Owen Zilio, gatos pela manhã e cães no período da tarde.

Foram agendados 252 animais, sendo 102 gatos e 150 cães. “Selecionamos os bairros com maior demanda e a Vila Maringá foi um deles, abrangendo a região. Além de promover o bem-estar animal, a castração contribui para evitar o descontrole populacional”, lembrou a veterinária Tânia Genaro, assessora de políticas públicas da UGPUMA.

O serviço de castração promovido nos bairros é oferecido gratuitamente, tendo como objetivo descentralizar a ação, facilitando o acesso aos tutores dos animais. Os interessados fizeram o cadastro pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Foram inscritos machos e fêmeas de cães e gatos, com idades entre três meses e oito anos e mais de um quilo. 

A moradora Paula Oliveira levou duas gatas e também seus dois cães, das raças Pitbull e Lhasa Apso. “É um cuidado e prevenção, sempre pensando no melhor para eles. A Zara já teve quatro filhotes, há cerca de seis meses”.

Paula destacou a importância do mutirão de castração, que promove o cuidado com os animais de estimação

Érica Tamires Macedo fez o cadastro de duas gatas e de uma cachorrinha, todas adotadas, lembrando a importância da posse responsável. “É muito triste ver que ainda existe abandono de animais, por isso adotamos os nossos, que nos trazem muita alegria. O mutirão gratuito é uma grande ajuda”, afirmou.