Férias, pipoca e cinema para 74 crianças e jovens de programa social

Ao todo, 74 crianças e adolescentes inseridos no programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram ao cinema nas últimas duas segundas-feiras de julho (18 e 25), para assistir ao filme ‘Os minions 2: a origem de Gru’. Mais do que proporcionar férias com diversão, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Campo Limpo Paulista quer criar um ambiente interativo e de sociabilização. 

O SCFV buscou neste mês fazer com que as famílias consigam desenvolver uma maior capacidade de observação crítica. As 74 crianças e adolescentes que foram ao cinema participaram de diversas atividades durante todo o mês de julho, como rodas de conversas e grupos socioeducativos,aprendendo a importância cultural e a crítica social que o cinema pode proporcionar.

A diretora de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Campo Limpo Paulista, Leninha Lopes, fala da  importância dessa iniciativa. “As crianças estão indo ao cinema, na grande maioria pela primeira vez. É uma ação muito importante, pois possibilita o acesso delas a uma nova cultura, fazendo com que elas adquiram uma nova forma de enxergar diversas realidades através da experiência em assistir algo novo e estimular a criatividade” afirma a diretora.

Sobre o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos propõe oficinas interativas que auxiliam aos usuários referenciados do Cras a terem uma convivência social mais integrada. Através deste serviço, pode-se prevenir situações de risco social, fortalecer vínculos e assegurar convivências familiares e comunitárias, e promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, possibilitar acesso à cultura, esporte, lazer e manifestações artísticas.

Para os usuários da Assistência Social que desejam participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é preciso ir até o seu CRAS de referência para realizar a solicitação de inserção ao SCFV.