Horta Urbana faz sucesso entre os moradores do Fazenda Grande

Maria Lucivania, moradora do bairro Fazenda Grande, já colocou em sua rotina semanal a visita à Horta Urbana do bairro, lá ela faz a compra de verduras e ervas aromáticas que abastecem a casa. O novo hábito é recente e teve início com a inauguração da horta em junho.

“Com a chegada da horta aqui no bairro passamos a consumir mais verduras em casa. Os produtos aqui são de uma qualidade incrível, sempre frescos porque são colhidos na hora e os preços são bem mais acessíveis”, comentou a munícipe.

O espaço no Fazendo Grande faz parte do programa Horta Urbana, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UPGUMA) e a permissionária é a dona Célia Fernandes Micheloti, que cuida com muito carinho não apenas do cultivo e das verduras e legumes como também dos clientes.

“A Célia coloca muito amor aqui neste lugar e além de alface, rúcula, coentro, levamos para casa também toda essa dedicação dela. Outro cuidado que ela teve foi colocar alguns brinquedos para as crianças poderem se divertir. Eu sempre trago meu filho, Murilo de 3 anos, e para ele é ótimo porque mexe na terra, fica em contato com a natureza, algo que não temos em casa por falta de espaço”, conta com sorriso no rosto Maria Lucivania.

Na horta, os moradores do Fazenda Grande encontram variedade de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, coentro e até beterraba. “Estou muito feliz com a horta e as vendas. Muitas pessoas passaram a comprar aqui depois que inauguramos. Desde junho, já foram dois canteiros de alface e rúcula, os preferidos dos clientes até o momento. Agora estou planejando ampliar o cultivo e a variedade”, contou Célia. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Uma mulher entrega para outra mulher uma sacola com verduras dentro. Uma horta está ao fundo da imagem e na parede ao lado pode-se ler horta urbana.
Maria Lucivania começou a consumir mais verduras com a presença da horta no bairro

Além de oferecer os produtos sem aditivos de defensivos químicos, com boa qualidade para uma alimentação mais saudável e preços mais acessíveis, a horta da dona Célia já é um espaço para a comunidade. “Além das crianças que gostam de vir aqui brincar na terra, algumas pessoas vem para conversar e tenho até ajuda de voluntários, que gostam de fazer um trabalho com as mãos na terra como um momento de lazer”, afirmou a permissionária. 

“Horta Urbana é um exemplo de política pública que promove melhoria na qualidade de vida, alimentação saudável para a população e ainda permite que espaços sem uso sejam produtivos. É um ganho para todos”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Horta Urbana no Fazenda Grande fica na rua Daniel Silva, 443, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Garoto está em um terreno com terra, ele brinca com caminhões e maquinários de brinquedos
Murilo acompanha a mãe na horta e aproveita para brincar no espaço

O programa

Horta Urbana foi lançado em 2021. “O objetivo é oferecer áreas públicas ociosas para o cultivo por munícipes que passam por um curso preparatório. A ação é promovida em parceria com a Escola de Gestão Pública, as Unidades de Infraestrutura e Serviços Públicos; de Agronegócio, Abastecimento e Turismo; e também com o Instituto Agronômico (IAC) e o Sesc Jundiaí, que oferecem importantes capacitações para os permissionários”, explica a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. 

Atualmente, são 21 espaços e permissionários dentro do programa Horta Urbana. “Temos oito que estão produzindo nos bairros Fazenda Grande (2), Alvorada (2), Novo Horizonte (2), Jardim do Lago (1), Cidade Jardim II (1) ”, comenta a coordenadora do programa Horta Urbana, Rita Stringari.