Prefeitura fecha parceria com a Nipo e prédio deverá ser reformado

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista garantiu apoio à Associação Recreativa e Beneficente Nipo Brasileira, que atravessa uma crise financeira por conta da pandemia da Covid-19. O objetivo é fazer com que o prédio seja totalmente reformado e assim, que fique disponível para a utilização. O calendário da instituição não será alterado, mas algumas atividades sócio-culturais serão realizadas no local. O prédio do clube fica localizado na rua Júlio Prestes, 10.

A parceria foi firmada na última sexta, dia 8, com a presença do Prefeito Dr. Luiz Braz e dos secretários Jean Carlo Cunha (Cultura), Vinicius Passarin Neves (Educação) e Cleber Ulisses (Esporte). O prefeito Dr. Luiz Braz destacou a importância dessa parceria. “Não estamos tomando posse do prédio, estamos apenas ajudando a Nipo a manter as portas abertas. Esta é uma oportunidade de reconhecer e preservar a identidade cultural do espaço que representa tão bem os 114 anos de imigração japonesa para o Brasil”, completou o prefeito.

O Secretário de Cultura e Turismo Jean Carlo comentou sobre o começo das atividades no local. “As atividades sócio-culturais terão início somente no próximo mês de agosto. As grades específicas dessas atividades ainda estão em fase de elaboração, mas estamos tentando elaborar o melhor plano de trabalho possível para atender a população” afirma o Gestor.

Vinicius Passarin Neves, secretário de Educação, afirma que a cultura japonesa tem uma grande influência na vida dos brasileiros. E as crianças precisam entender sobre o assunto. “Além de adicionar novas palavras, os japoneses acrescentaram novos sabores na nossa culinária, e seus costumes são respeitados no mundo todo. Estou muito feliz por participar da valorização da Nipo-Brasileira em nossa cidade”.  

Imigração japonesa

A Nipo-Brasileira é uma associação que preserva e valoriza a cultura japonesa por todo o Brasil. Essa história começa em 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses oficialmente reconhecidos pelo governo brasileiro. A base da imigração para o Brasil foi familiar, com uma população de todas as faixas etárias, com predominância de jovens adultos de ambos os sexos.