Mais de 400 atendimentos foram realizados durante o Projeto Cidade Itinerante

Ônibus da ação circulou pelo Novo Horizonte, Centro e Colônia, e também contou com Procon Móvel e atendimento do programa Jundiaí Empreendedora. Entre os dias 27 de junho até 01 de julho, Jundiaí recebeu o ônibus do Cidadania Itinerante, iniciativa focada em descentralizar a atuação das Coordenações, Programas e serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania, concentrados na Capital e na Região Metropolitana, levando atendimento às populações socialmente mais vulneráveis.

O projeto é uma parceira entre a Secretarias do Governo de São Paulo com o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Unidade de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC) e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

Em Jundiaí, o Cidade Itinerante circulou entre os dias 27 de junho até 01 de julho pelos bairros Novo Horizonte (Cáritas Diocesana, dias 27 e 28), Centro (Praça Governador Pedro de Toledo, dia 29) e Colônia (CECE Romão de Souza, em 30/06 e 01/07), das 09h às 17h.

A parceria com a UGCC/NAPP se deu por meio das articulações entre a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos com a Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

Serviços de justiça e cidadania

Ao longo de todos os dias do projeto, foram realizados 437 atendimentos. Dentre os serviços oferecidos, estavam a emissão de segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, CPF, contas de água e luz, elaboração de currículo, pedido de emissão de carteira digital de trabalho, entrada no seguro desemprego, dentre outros atendimentos relacionados a direitos humanos e cidadania.

“Junto aos serviços estaduais, foram disponibilizadas orientações para a regularização financeira, atendimentos e abertura de processos do Procon Móvel, atendimentos do Programa Jundiaí Empreendedora. A aproximação da prestação de serviço para a população é um diferencial do projeto”, comentou o gestor da Casa Civil (UGCC) Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos. A parceria com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico (UGDECT), com o Jundiaí Empreendedora, resultou em cadastramento de currículo e de vagas no Portal, além da oferta de orientações sobre empreendedorismo e encaminhamento para o Espaço Jundiaí Empreendedora.

Para a chefe do Procon, Valéria Tavares Alcântara, a ação trouxe resultados promissores. “Foi uma ação positiva. Descentralizamos o atendimento e levamos para a população os serviços, só que mais próximos de casa”, detalhou.

Para o Assessor de Políticas e Direitos Humanos, do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas Paulo Fernando de Almeida, o objetivo da ação foi levar cidadania e direitos humanos para as regiões mais distantes. “A iniciativa é resultado de um grande trabalho realizado em parceria com o Estado, visando promover a dignidade da pessoa humana por meio do acesso descentralizado dos serviços de cidadania e direitos humanos”, comentou.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da UGDECT, Enrico Arkchimor Milamonti, além de divulgar os serviços do portal, as pessoas foram atendidas e orientadas. “Quem não conseguir cadastrar o currículo, teve auxílio e orientação para agendar atendimento no Espaço Jundiaí Empreendedora”, explicou.