Filhotes de onça-pintada resgatados no Amazonas passam por reabilitação em Jundiaí

Dois filhotes de onça-pintada foram resgatados da Amazônia e estão sendo tratados em uma ONG de animais silvestres localizada em Jundiaí (SP). Segundo a Associação Mata Ciliar, as duas fêmeas eram criadas como animais de estimação por uma família em Tefé, no interior do Amazonas.

As onças são irmãs, e uma delas teve os dentes serrados e usava coleira. Elas foram resgatadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após a família publicar fotos das duas nas redes sociais.

Ambas estavam muito debilitadas e foram trazidas para Jundiaí, onde passam por processo de reabilitação.

Uma delas tem a pelagem escura e possui essa característica marcante graças a uma mutação genética, que a torna um felino melânico.

Em uma publicação nas redes sociais, a associação afirmou que foi necessária uma grande operação logística para o transporte dos animais.

As onças receberam o nome de Tefé, em alusão à cidade onde foram resgatadas, e Javari, em homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista inglês Dom Philips, encontrados mortos na região amazônica do Vale do Javari.

Processo de reabilitação

Segundo a coordenadora da Associação Mata Ciliar, Cristina Adania, a intenção é que os animais, após o processo de reabilitação, sejam devolvidos à natureza.

Ainda de acordo com a coordenadora, as onças não terão contato nenhum com humanos e serão monitoradas por câmeras instaladas no recinto.

A veterinária da associação, Jackeline Takagi, explica que as onças chegaram bastante debilitadas ao recinto, mas que estão se recuperando. Durante o tratamento, elas se alimentam de carne vermelha duas vezes ao dia, mas ainda se assustam com a presença humana.

Com informações do G1; Foto: AMC Jundiaí