Após Brasília, próximas capitais com sinal 5G serão SP, BH, PA e JP, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última segunda-feira (4) que, depois de Brasília, o 5G (quinta geração de internet móvel) será ativado em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

A decisão sobre as quatro próximas capitais contempladas foi tomada em reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pela Anatel para efetivar a implantação do 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado.

Além de técnicos da Anatel, compõem o grupo representantes do Ministério das Comunicações e as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras do certame.

Em outras capitais até setembro

O prazo para o 5G começar a funcionar em todas as capitais vai até 29 de setembro. Inicialmente, as operadoras deveriam disponibilizar a tecnologia nas capitais até o fim de julho, mas a data limite foi adiada devido a dificuldades logísticas de importação de equipamentos.

De acordo com Moreira, a implantação em Brasília está adiantada porque a capital federal exigiu uma menor quantidade de equipamentos em comparação às demais cidades.

Fonte: G1