Posto de Bombeiros Militar é entregue oficialmente e já opera no município

Por Dircélio Timóteo

Depois de 57 anos de emancipação, Várzea Paulista, conquistou seu primeiro Posto de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo. A unidade funciona na Avenida Bertioga, 881 – Vila Tupi (ao lado da Unidade Gestora de Trânsito) e já pode ser acionado pelo telefone 193 ou pelo aplicativo Bombeiros Emergência. O atendimento é realizado todos os dias, a qualquer hora.

A cidade ganha serviços que ficam mais próximos e acessíveis, como as vistorias de imóveis comerciais e industriais, além do tradicional combate a incêndios em áreas verdes ou imóveis em geral, resgate a vítimas de acidentes e ações preventivas como a formação de brigadistas de incêndio, etc.. A corporação destacou, na solenidade de inauguração, a importância nacional da cidade e sua extensa área territorial como fatores importantes para a implementação do serviço no município.

A estação de bombeiros de Várzea Paulista faz parte do 19º Grupamento de Bombeiros, sediado em Jundiaí. São 22 profissionais, entre sargentos, cabos e soldados, que contam com duas viaturas: uma de resgate e outra de combate a incêndio.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, homenageou o efetivo que chega à cidade e a corporação como um todo, lembrando inclusive que, no dia 2 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro.

Professor Rodolfo faz foto em frenta a UR dos Bombeiros de Várzea Paulista.

“O bombeiro tem, sobretudo, a missão de combater o incêndio, mas há muito tempo vem realizando muitas outras atividades. E isso fez com que aumentasse a responsabilidade e a necessidade da presença cada vez maior dessa corporação na sociedade brasileira. Nós estamos falando da instituição mais respeitada e admirada de todo o Brasil. Estamos recebendo em Várzea Paulista homens e mulheres honrados que não medirão esforços para proteger e servir ao cidadão varzino”, elogiou.


Participações

Também estiveram presentes na ação, entre diversas autoridades municipais (Várzea Paulista e outras cidades), regionais e estaduais, o comandante de bombeiros do Interior-1 (região administrativa), coronel PM Victor de Freitas Carvalho; o comandante interino do 19º Grupamento de Bombeiros, major PM Allan Muniz de Andrade; o bombeiro veterano, com participação em resgates históricos no estado, capitão PM Augusto Carlos Cassaniga; e o coordenador regional de Defesa Civil, coronel João Gimenez.

Entre outros representantes do Município, estiveram: o vice-prefeito, Fernando Pasqualino; o gestor municipal de Segurança Pública, Dr. Daniel Basson; o gestor municipal de Obras, Frederick Merten; o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; o comandante da Defesa Civil , Cristiano Vargas; o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido e os demais dez vereadores da cidade.

Com informações da assessoria de imprensa PMVP