Ponte São João mais iluminada: região ganha novas luminárias em LED

O túnel Oswaldo e Leta Bárbaro, que liga a Ponte São João à avenida União dos Ferroviários, recebeu 103 lâmpadas em toda a extensão. O complexo ganhou refletores de potências diferentes para manter a iluminação de maneira uniforme. Além disso, foram realizadas melhorias viárias, como recape e nova sinalização horizontal. Outras vias do bairro ganharão, em breve, 281 luminárias em LED. O viaduto São João Batista também será contemplado, com iluminação cenográfica.

“Os investimentos são parte de um Plano de Ação, que vem para melhorar a segurança no trânsito e no bairro como um todo, tanto para os usuários das vias quanto para os moradores. Faz parte de um conjunto de intervenções na região da Ponte São João para dar mais conforto e qualidade de vida à população”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Serão substituídas as luminárias da avenida São João, rua Conceição, rua Clélia, rua Elisa, rua Joaquim Ladeira, rua Dino, Santa Rita, rua Pinhal, rua José Belesso, rua Santo Ferreti, avenida Padre Ângelo Cremonti, rua Lima, rua Carlos Gomes e rua José di Fiori. O contrato deve ser assinado na próxima semana.

O Plano de Ação determinado pelo prefeito prevê ainda obras de infraestrutura, revitalização de áreas públicas, além de ações de segurança, saúde e assistência social.  O investimento total é de mais de R$ 12 milhões na região.

Infraestrutura – As ruas Dino, Lucia Bressan Passarin e Antenor Soares Gandra foram recapeadas. A rua Carlos Gomes receberá o mesmo serviço em breve.  Dois muros de contenção foram construídos. Um na rua Graff, com 250 metros; e outro de 170 metros nas ruas Dino e Ângelo Riveli. Além disso, está em execução a obra do muro em trecho da José di Fiori, de 436 metros.  A Praça Valdemar Lopes (Praça que Acolhe) passará por revitalização. Além disso, a região ganhou a Praça Família & Pet, na rua Dr. Eloy Chaves.

Segurança – Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), as ações de policiamento preventivo estão sendo realizadas todos os dias na região da Ponte São João. Além das rondas que ocorrem rotineiramente por meio do programa Bairro Seguro, a Ponte São João conta ainda com duas viaturas extras que fazem ronda entre as 20h e 4 da manhã.

A Base Móvel permanece no bairro até as 23h. Averiguações constantes em ferros-velhos, com a equipe de Fiscalização do Comércio, e operações em parceria com a Polícia Militar também são realizadas frequentemente. “O trabalho tem resultado em prisões e apreensão de materiais oriundos de furtos, como fios e patrimônios”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno.

Guarda Municipal intensificou patrulhamento no bairro

Assistência Social –  O Plano de Ação conta ainda, desde setembro de 2021, com ações integradas das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS); de Promoção da Saúde (UGPS), através do Consultório na Rua; Segurança Municipal (UGSM), por meio do programa do Bairro Seguro da GMJ.

Neste ano, foram 206 abordagens realizadas pela UGADS. Entre elas, 100 em trabalho em conjunto com a GM e outras 33 com a Saúde, que resultaram em 17 encaminhamentos.  Entre as pessoas abordadas, 11 foram encaminhadas ao Centro POP e 9 para a Casa de Passagem. Além disso, foram identificados 47 migrantes com menos de seis meses na região e seis deles receberam ajuda para embarque na CPTM.

“O Plano de Ação na região da Ponte São João é mais uma ação em plataformas do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Atuando de forma integrada, as equipes conseguem dar o andamento conjunto e inserir as pessoas abordadas na rede de serviço mais adequada para suas demandas, seja o atendimento em saúde, seja a inclusão na rede socioassistencial. A esses esforços somam-se a garantia de segurança pública e a manutenção e limpeza das ruas e espaços públicos, além dos investimentos em infraestrutura e serviços de qualidade para a população”, explicou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Ajude – Se identificar pessoa em situação de rua que precisa de ajuda pode acionar o SEAS pelo telefone (11) 98531-0146.